
Nesta segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou calor intenso e umidade elevada, com aumento da nebulosidade ao longo do dia. A máxima alcançada foi de 35,6 graus Celsius, na Vila Militar, enquanto a mínima, registrada de madrugada, foi de 21,1 ºC, em Jacarepaguá, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica pancadas de chuva em áreas isoladas à noite.
O Sistema Alerta Rio prevê que, na terça-feira (30), o céu estará parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas isoladas à tarde e à noite. A temperatura máxima deve atingir cerca de 36 ºC.
Já na quarta-feira (31), dia que marca a virada de ano, não são esperadas grandes mudanças. O céu permanecerá parcialmente nublado a nublado, com chuvas fracas previstas para o final da tarde e à noite. Espera-se que os ventos soprem do sudeste, e a máxima pode chegar a 37 ºC.
O calor intenso na cidade é atribuído a uma massa de ar quente que persiste sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Essa condição está relacionada a um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, que impede a formação e o avanço de frentes frias e áreas de instabilidade para o interior.