Preços de materiais escolares variam até 300% em Campo Grande

Levantamento do Procon MS indica grandes oscilações em itens de listas escolares

19/12/2025 às 10:29
Por: Redação

Uma pesquisa conduzida pelo Procon Mato Grosso do Sul revelou que os preços de materiais escolares em Campo Grande podem variar até 300%. O estudo, que envolveu oito empresas, foi realizado entre 1º e 9 de dezembro, destacando as diferenças significativas nos valores dos produtos listados.

 

Entre os produtos com maior variação está a caneta Bic Cristal Fashion com quatro cores, que apresentou uma oscilação de 326,5%. Outros exemplos incluem o apontador Faber-Castell com depósito, com 317,5%, e o lápis Bic HB Evolution nº 2 redondo, sem borracha, que subiu 284,62%. Comparativamente, em relação à pesquisa de 2024, alguns itens tiveram redução na média de preços, como o caderno universitário de 10 matérias e 200 folhas, que passou de 25,79 reais para 21 reais.

 

Orientações para pais e responsáveis

O Procon Mato Grosso do Sul, órgão vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), informa que as escolas devem solicitar apenas materiais de uso exclusivo e essencial ao aprendizado dos alunos. As quantidades precisam ser razoáveis, sem indicação de marcas ou modelos específicos.


A legislação proíbe a exigência de itens de uso coletivo nas listas escolares, disse o Procon MS, uma vez que tais custos já estão inclusos nas mensalidades.


Recomenda-se também que os consumidores comparem preços, considerando sempre a qualidade dos produtos. A emissão da nota fiscal é essencial, pois garante o registro da transação e define o prazo de garantia.

 

Serviços e contatos

Para auxiliar os consumidores, o Procon Mato Grosso do Sul disponibiliza atendimento para dúvidas e reclamações por meio de seu site oficial e do Disque Denúncia 151. Além disso, a pesquisa completa sobre materiais escolares pode ser acessada online.


Para mais informações, os consumidores podem visitar o site www.procon.ms.gov.br ou entrar em contato pelo telefone 151.


O levantamento está disponível para consulta, proporcionando um recurso valioso para pais e responsáveis que buscam evitar despesas desnecessárias e garantir um melhor custo-benefício na compra de materiais escolares neste final de ano.

© Copyright 2025 - Eldorado News - Todos os direitos reservados