Sábado, 26 de Julho de 2025
O centenário bloco Cordão da Bola Preta foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida, publicada no Diário Oficial, celebra a rica história e a relevância cultural do bloco para o carnaval e a identidade fluminense.
"Não há como falar de Carnaval sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio", declarou o governador Cláudio Castro.
Fundado em 1918, o Cordão do Bola Preta ostenta o título de bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Ao longo de mais de um século, o bloco se consolidou como um símbolo do carnaval carioca, atraindo multidões de foliões para as ruas da cidade a cada sábado de Carnaval.
A história do bloco remonta a Álvaro Gomes de Oliveira, o Kaverinha, que se inspirou em uma mulher com um vestido de bolas pretas para batizar a agremiação. Desde então, o Cordão do Bola Preta se tornou um ícone da memória cultural da capital fluminense.
O bloco encanta o público com suas tradicionais marchinhas de Carnaval, sambas-enredo e clássicos da MPB, embalando a alegria dos foliões pelas ruas do Rio.
Em 1º de março deste ano, o Cordão do Bola Preta celebrou seu 106º desfile com o tema Rio, Eu te Amo, em homenagem aos 460 anos da cidade maravilhosa.